Luz, Som, Movimento: Ação!
A oficina “Luz, Som, Movimento: Ação!” marcou a estreia pública da instalação interativa InstInt, um importante produto do projeto de sistemas socioenativos.
A instalação InstInt permite que crianças e adultos criem uma “composição” sonora ao tocar fitas luminosas que representam sons de instrumentos musicais (nesta oficina em específico: bateria, flauta, órgão, clavinete e baixo). De acordo com a interação dos participantes, a instalação produz efeitos luminosos e sonoros e possui uma estrutura robótica que se movimenta abrindo, fechando e girando para a esquerda ou direita.
Por meio da exploração da instalação, esta oficina envolveu o conceito de som e suas diferentes representações. Cada fita luminosa, quando tocada, aciona um determinado instrumento de uma melodia, e todos os sons gerados no ambiente são captados para produzir, em tempo real, uma representação gráfica do som ambiente.
Uma Experiência no Tempo Profundo
Nesta segunda oficina foram exploradas três novas instalações interativas provenientes de trabalhos realizados no escopo do projeto com a temática de tempo profundo:
- TangiTime: mesa tangível que explora eras geológicas por meio de objetos físicos interativos representativos das mesmas, e que podem ser manipulados sobre a mesa.
- CronoBit: instrumento musical para, por meio de dois batuques, experimentar a passagem do tempo metaforicamente em um processo de erosão ou na evolução de uma espécie.
- Temporário: um vídeo educativo que reage de acordo com quantas pessoas estão assistindo, aumentando a sua velocidade ou retrocedendo em preto e branco.
Após interagir com cada uma das instalações, as crianças e adolescentes participantes foram convidadas a responder pequenas perguntas desafiadoras relacionadas com o conceito de tempo profundo e com as instalações.
Exposição de Dinossauros
O Instituto de Geociências com o apoio do Museu Exploratório de Ciências, ambos da Unicamp, montou uma exibição com cerca de 100 pequenos modelos de dinossauros e outros organismos do passado e algumas réplicas de fósseis. A exposição foi criada para conhecer um pouco mais sobre a vida e os hábitos desses animais que habitaram a Terra há milhões de anos.
Nossa instalação interativa, o TangiTime, foi exibida pela primeira vez no mesmo espaço de exibição dos dinossauros. A instalação permitiu que os visitantes (crianças e adultos) explorassem eras geológicas por meio de objetos físicos interativos representativos das mesmas. Os objetos físicos possuem tecnologia embutida, por exemplo, para que a libélula possa mover suas asas ou os olhos dos dinossauros mudarem de cor.
A exibição do TangiTime foi proposta e conduzida pela pesquisadora Yusseli Lizeth Méndez Mendoza como parte de seu projeto de mestrado, no contexto do projeto Sistemas Socioenativos.
A Magia da Ciência
Nesta primeira oficina foi explorada a interação com três instalações interativas provenientes de trabalhos realizados no escopo do projeto:
- Lobo-Guará: construído com papelão, tecido sintético, o lobo possui botões ocultos e sensores que acionam informações audiovisuais sobre o animal.
- Memoção: caixa preta com texturas no seu interior que, quando pressionadas, acionam um meme (imagem e som) associado com a sensação daquela textura.
- Monolito: monolito em miniatura com sensores de movimento para interagir com cenas projetadas em 360° do filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”.
Além disso, as crianças e adolescentes participantes foram convidadas a criar, durante a oficina, um pequeno artefato interativo: uma “poção mágica” (um LED ligado em uma bateria e um sensor magnético) acionada por uma “varinha mágica” (uma varinha de papel com um imã de neodímio na ponta).