Estudos Piloto com o Sistema Aquarela Virtual
Com a possibilidade de diversas pessoas interagindo simultaneamente, em tempo real, o sistema Aquarela Virtual é um sistema que possui alta complexidade técnica.
Em um cenário de oficina com uma instituição parceira, é imprescindível que o sistema tenha estabilidade e eficiência, assegurando que problemas técnicos não venham a interferir na experiência de uso. Para verificar e assegurar essa estabilidade, foram conduzidos internamente pelo grupo de pesquisa InterHAD três estudos piloto com o Aquarela Virtual.
No primeiro e no segundo estudos, os pesquisadores analisaram exaustivamente as funcionalidades e a estabilidade do sistema, que foram significativamente aprimoradas com os dados coletados. No terceiro estudo, um grupo selecionado de crianças geograficamente distribuídas, acompanhadas por pesquisadores do projeto, interagiu com sucesso com o sistema, sinalizando sua adequação para uso em oficinas com instituições parceiras.
SocioEnactive Virtuality OpenDesign
Série de Brainstorms Virtuais (e Socioenativos) que usaram a Plataforma OpenDesign para idealizar a continuidade de experiências em cenários socioenativos, frente às restrições sanitárias impostas em resposta à pandemia de COVID-19. A iniciativa foi motivada pela impossibilidade de intervenções e convívio sócio-presenciais, até então essenciais à pesquisa do fenômeno socioenativo, fortemente baseada na presença física dos envolvidos e nas ações sobre o ambiente (físico, social, digital). Além disso, os sintomas da hiper virtualidade como a fadiga mental decorrente do excesso de uso de telas e mídias sociais pelos próprios pesquisadores, deveria ser enfrentada.
Com base nesses desafios, o objetivo inicial do projeto foi propor novos cenários de pesquisa no contexto do projeto:
- Levar a socioenatividade para onde as pessoas estão, considerando o contexto de isolamento social prolongado;
- Favorecer o estabelecimento de vínculos significativos entre as pessoas e seu ambiente por meio da corporeidade, interação social e ação conjunta coordenada;
- Construir uma 'virtualidade enativa' com possibilidades de interação criativas, afetivas e corporificadas nos cenários propostos.
Esses esforços levaram ao desenvolvimento do sistema Aquarela Virtual e culminaram na realização de oficinas com o parceiro DEdIC.
Revisões Sistemáticas da Literatura
Uma tarefa imprescindível em um projeto de pesquisa é levantar qual o estado da arte sobre o assunto pesquisado. Revisões sistemáticas da literatura são ferramentas importantes para essa tarefa.
No contexto do Projeto Temático Sistemas Socioenativos foram conduzidas, de forma paralela, três revisões sistemáticas da literatura. Cada uma com um foco específico: tecnologias ubíquas em contextos educacionais, ambientes ubíquos e pervasivos em hospitais, e embodiment em instalações interativas. Cada revisão trouxe uma perspectiva diferente sobre sistemas enativos e socioenativos a considerar, por exemplo, tecnologias utilizadas, modos de interação com tecnologias computacionais, diferentes referenciais teóricos, e diferentes interpretações e aplicações para teorias e conceitos relacionados.
Como resultados, essas três revisões foram inicialmente publicadas como relatórios técnicos, e posteriormente subsidiaram publicações subsequentes com análises mais específicas e aprofundadas dos resultados encontrados.