O Projeto

“Sistemas Socioenativos” é denominação de um Projeto Temático de pesquisa financiado pela FAPESP[1] (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em desenvolvimento no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no contexto da computação ubíqua e pervasiva. Damos o nome de socioenativo a sistemas em que há um forte acoplamento dinâmico de seus elementos físicos, digitais e sociais (incorporados). O nome também é uma referência à abordagem enativista de Varela e colegas para a cognição e a experiência humana[2], que argumenta que a cognição não é exclusivamente o resultado de processos neuronais na cabeça da pessoa, mas acontece em um conjunto dinâmico de interações entre cérebro, corpo e meio ambiente.

Objetivos

Neste projeto, uma compreensão sistêmica para o design de interação no contexto de sistemas socioenativos está sendo construída a partir do design e experimentação de tais sistemas em 3 cenários diferentes: ambiente de aprendizagem, museu exploratório de ciências e ambiente hospitalar. O “sócio” nos sistemas socioenativos enfatiza os aspectos intersubjetivos de uma relação tripartida dos elementos sociais, físicos e digitais que constituem a experiência de interação com a tecnologia.

Os Parceiros

Os cenários criados no projeto estão sendo experimentados com a parceria do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência à Reabilitação Craniofacial (SOBRAPAR), um hospital para tratamento de defeitos faciais, e da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC) da Unicamp. Com eles projetamos, construímos artefatos e instalações e investigamos a experiência socioenativa em cenários exploratórios.

Preocupações Éticas

O projeto tem a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 72413817.3.0000.5404).

References

[1] SocioEnactive Systems: Investigating New Dimensions in the Design of Interaction Mediated by Information and Communication Technologies - FAPESP Thematic Project funding #2015/16528-0

[2] Varela, F., Thompson, E., Rosch, E. 1991/2016. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cambridge, MA: MIT Press